Star Fox, jogo com batalhas entre naves especiais, é um dos principais da Nintendo. O primeiro título foi lançado em 1993 para Super Nintendo, e de lá para cá foram mais quatro jogos inéditos e uma remasterização. Mate a saudade com nossa matéria especial que destaca as diversas curiosidades da série.
O game é estrelado pelo piloto Fox McCloud, que lidera o esquadrão mercenário Star Fox. O restante da equipe, Falco Lombardi, Peppy Hare e Slippy Toad, também são carismáticos e adorados pelos fãs. Relembre:
Inspiração de um jogo chamado Starglider
A história de Star Fox remete a 1982, na Inglaterra, quando Jez San, um jovem de 16 anos, fundou a empresa Argonaut Games. Autodidata, San desenvolveria diversos jogos até que, em 1986, lançaria Starglider, game de tiroteio espacial inspirado no arcade de Star Wars. Logo depois, a Nintendo contrataria os serviços da Argonaut. Confira abaixo um vídeo de Starglider:
NESGlider, um dos embriões de Star Fox
Quando assinou o contrato com a Nintendo, a Argonaut já trabalhava em um protótipo que rodava no NES. Era o NESGlider, jogo de tanques – um protótipo rodando no SNES também seria feito posteriormente. Entretanto, como o desempenho não era tão bom, Jez teria dito à Nintendo que “esse é o melhor que conseguimos se não nos deixarem criar um novo hardware para fazer o SNES melhor no 3D”. Com isso, a Nintendo liberaria um milhão de dólares para a pesquisa e desenvolvimento do famoso chip Super FX. Assista ao vídeo do protótipo NESGlider:
X, o desconhecido
Em 1992, foi lançado exclusivamente no Japão o game X, primeiro game fruto da parceria entre Nintendo e Argonaut. O jogo era basicamente uma versão de Starglider para o Game Boy, muito mais simples e monocromático. Miyamoto viu X e logo queria fazer algo parecido no Super Nintendo – em paralelo, estava sendo desenvolvido o chip Super FX. Os ingredientes para gerar Star Fox estavam à mesa. Veja como era o game X:
Chip Super FX, codinome MARIO
O chip Super FX era capaz de reproduzir polígonos em tempo real no Super Nintendo, além de auxiliar o console na renderização 2D. O codinome do projeto de desenvolvimento do chip Super FX era MARIO (de “Mathematical, Argonaut, Rotation & Input/Output”, ou “Matemática, Argonaut, Rotação, Entrada/Saída”).
Com a tecnologia em mãos, a Nintendo precisava de um jogo para demonstrá-la. Shigeru Miyamoto, um dos criadores de Star Fox, achava que a movimentação dos tanques do protótipo NESGlider eram ruins. Miyamoto queria um jogo do estilo arcade e recheado de ação. A Argonaut, então, sugeriu um game em que o jogador estaria em uma nave espacial e viajaria para diversos planetas.
Certa vez, Satoru Iwata, ex-presidente da Nintendo que faleceu em 2015, perguntou à Shigeru Miyamoto por que eles haviam escolhido Star Fox como primeiro jogo a usar o chip FX. “Por ser o mais fácil de fazer”, disse Miyamoto.
Segundo jogo 3D da Nintendo
Como já dito, X foi o primeiro game com perspectiva tridimensional desenvolvido pela Nintendo, e Star Fox o segundo. No entanto, o título de Fox McCloud foi o primeiro da empresa a contar com gráficos poligonais em tempo real.
Curiosidades dos personagens
Falco não é um falcão, mas sim um faisão. O nome do General Pepper pode ter sido inspirado nos Beatles, banda de quem Miyamoto é grande fã – inclusive, a roupa do General Pepper foi inspirada no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Já Slippy, o querido e medroso sapo, foi inspirado no mascote de um dos membros da equipe. Segundo Miyamoto, ele escreveria “ribbit, ribbit” nos memorandos da empresa, termo que seria usado no fim de todas as falas de Slippy, mas desistiram da ideia.
Star Fox e cereais
Pouco após o lançamento de Star Fox no Super Nintendo, a Big N realizou uma campanha publicitária em parceria com uma empresa de cereais matinais. Ao comprar uma caixa do produto, era possível trocá-la pela versão de Star Fox para Game Watch, que continha apenas quatro fases.
Heróis animais?
A ideia de usar animais como personagens veio de Miyamoto, que queria fugir da tríade robôs/super-heróis/monstros que inundava a ficção científica japonesa na época. Ele sugeriu ao artista Takaya Imamura, que inicialmente riu e perguntou: “Mas personagens animais em um jogo de tiro?”. Miyamoto respondeu: “É exatamente por isso que teria impacto!”.
O fato de Star Fox exigir em diversos momentos que a nave passasse por arcos inspirou Miyamoto a colocar uma raposa como protagonista. Os arcos o lembraram do santuário Fushimi Inari Taisha, o mais importante do deus Inari. A raposa é um dos símbolos dessa divindade, considerado o mensageiro de Inari e, às vezes, até mesmo como sua própria forma. Quanto a Falco e Peppy, Imamura teria se inspirado em contos do folclore japonês.
Nave se chama Arwing pela semelhança com a letra A
Quando Star Fox estava em produção para o Super Nintendo, os desenvolvedores tinham a inédita possibilidade de usar polígonos para representar objetos. Entretanto, o videogame não tinha a capacidade de reproduzir formas muito complexas. Por conta disso, o formato da nave do game era um triângulo. Como o visual ficou parecido com a letra A, batizaram a nave de Arwing.
Semelhanças e conexões com F-Zero
Star Fox e F-Zero, lançados no SNES, tiveram Imamura como o artista responsável. Em F-Zero X e F-Zero GX existe um piloto chamado James McCloud, que tem visual muito similar ao de Fox McCloud, além da nave Little Wyvern se parecer com a Arwing. Utilizado nos dois games, o G-Diffuser foi o responsável por fazer os carros levitarem em F-Zero e permitir o uso da Força-G em alta velocidade em Star Fox.
Outra conexão é a do piloto Octoman, que faz uma aparição em Star Fox Command. No fim deste game, inclusive, Fox McCloud e Falco Lombardi transformam suas naves em máquinas de corrida, criam a liga G-Zero e se tornam celebridades intergaláticas.
Versões canceladas
Antes do lançamento do Nintendo 64, sucessor do Super Nintendo, a Big N trabalhava em Star Fox 2. O jogo usaria o chip Super FX 2, que trazia o dobro de memória em relação ao primeiro. Mas, com a nova geração batendo à porta, Miyamoto e equipe acharam que não conseguiriam chegar ao nível dos concorrentes apenas com o novo chip.
Foi então que cancelaram Star Fox 2, mesmo quase pronto, e partiram direto para Star Fox 64. Diversas características foram reaproveitadas, como o uso do tanque, o modo All-Range – que permitia voar em qualquer direção – e o modo multiplayer. A mudança para a nova geração também permitiu criar uma experiência mais imersiva, com melhores efeitos e todos os diálogos falados.
Outra novidade do jogo, o Rumble Pak vinha junto com o game e vibrava quando estava encaixado no controle do Nintendo 64. A funcionalidade viria a se tornar padrão dali para frente.
Mais dois jogos da série Star Fox também foram cancelados. O primeiro deles foi uma versão do jogo para o Virtual Boy, primeira tentativa da Nintendo no mundo dos óculos de realidade virtual, e o outro, uma versão de Star Fox: Assault para arcades.
Confira todos os games da série Star Fox
Star Fox | 1993 (Super Nintendo) |
Star Fox Game Watch (spin-off) | 1993 (Game Watch) |
Star Fox 64 | 1997 (Nintendo 64) |
Star Fox Adventures | 2002 (GameCube) |
Star Fox: Assault | 2005 (GameCube) |
Star Fox Command | 2006 (Nintendo DS) |
Star Fox Zero | 2016 (Wii U) |
Star Fox Guard (spin-off) | 2016 (Wii U) |
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